“PROFESSOR EXEMPLAR” PREMEADO COM MAIS DE UM MILHÃO DE KWANZAS

Escrito por a Agosto 7, 2022

Diogo Coelho, que lecciona há 12 anos, numa escola primária do Distrito Urbano do Rangel, foi premiado, na sexta-feira última, com o valor de 1.400.000 kwanzas, por ter sido o grande vencedor da I edição do Prémio Professor Exemplar.

Na gala, realizada nas instalações do Cinfotec/Rangel, o evento, promovido pela Fundação Obrabella, o professor foi galardoado com um troféu e certificado, devendo usar 400 mil do total do dinheiro do prémio numa formação técnico-profissional.

O evento, que se realiza no âmbito do memorando de revitalização social das escolas do Distrito Urbano do Rangel, em parceria com a Acção Humanitária Angola Unidade, visa enaltecer o empenho e a dedicação exercida na actividade de educação e ensino.

Em segundo lugar ficou o professor Zeferino Muquinda, que lecciona no Ensino Especial. Com mais de 20 anos de carreira, recebeu 1.200.000, dos quais 400 mil deve investir na formação.

Já o professor Kino Fuma, que ministra a aula de Matemática, do ensino primário, foi agraciado com um valor de 800 mil kwanzas.

A presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, Maria Nelumba, disse que o acto visa enaltecer e dignificar a profissão de ensinar e estimular os professores do Rangel, para que possam exercer a sua actividade com amor e evitarem cair no vício da corrupção.

Frisou que o referido projecto teve início com a revitalização das escolas e as suas infra-estruturas, no quadro da modernização e requalificação de escolas daquela parcela de Luanda.

Nesta senda, disse que o capital humano não pode ficar de fora. Por esta razão, criou-se o Prémio Professor Exemplar, para valorizar parte dos docentes que se dedicaram ou se tenham destacado mais na instrução das crianças.

“O prémio vem enaltecer a actividade docente, principalmente, nos níveis mais baixos, com realce para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática”, disse a presidente da Comissão Administrativa de Luanda.

O responsável da Fundação Obrabella, Mário Cardoso, avançou que a instituição tem outros projectos, alguns em curso, para o Distrito Urbano do Rangel e promete continuar a estimular o professor exemplar na sua actividade de educar.

C/Imparcial Press

Marcado como

[Não há estações de rádio no banco de dados]